Kumba é uma montanha-russa localizada no Busch Gardens Tampa Bay em Tampa, Flórida, EUA. Fabricada pela Bolliger & Mabillard, o passeio foi inaugurado em 1993. Tem 143 pés (44 m) de altura e atinge velocidade máxima de 60 milhas por hora (97 km/h).
Trato Feito Brasil
03/03/2025

Kumba apresenta um total de sete inversões ao longo do passeio de 3 minutos. Ela foi oficialmente anunciada em novembro de 1992 como a montanha-russa Bolliger & Mabillard que se tornaria a atração exclusiva do parque. O passeio foi oficialmente aberto ao público em 21 de abril de 1993. Quando Kumba abriu, apresentava o loop vertical mais alto do mundo, e também era a montanha-russa mais alta, mais rápida e mais longa da Flórida. 

 

 

Em 1995, Kumba concedeu o título de loop vertical mais alto do mundo para Dragon Khan no PortAventura Park, que apresenta um loop vertical de 118 pés de altura (36m). Em 1996, concedeu os títulos da Flórida de montanha-russa mais alta e mais longa a Montu, uma montanha-russa invertida da B&M na seção do Egito do parque. Em 1999, concedeu o título mais rápido para The Incredible Hulk Coaster, da Islands of Adventure, mais uma montanha-russa da B&M.

O Kumba de 3.978 pés de comprimento (1.212m) tem 143 pés (44m) de altura e tem uma queda de 135 pés (41m), com uma velocidade máxima de 60 milhas por hora (97km/h). O passeio apresenta sete inversões, incluindo um loop vertical de 114 pés de altura (35 m), um loop de mergulho, um rolo de zero G, um rolo de cobra e dois saca-rolhas interligados. O loop vertical apresentado em Kumba envolve a colina do elevador. Este elemento foi visto mais tarde em The Riddler's Revenge em Six Flags Magic Mountain e Banshee em Kings Island. Kumba foi o primeiro passeio no mundo a apresentar uma série de elementos de montanha-russa agora comuns, incluindo saca-rolhas interligados e um loop de mergulho. Os passageiros de Kumba experimentam até 3,8 vezes a força da gravidade no passeio de 3 minutos.

 


Kumba possui quatro trens de aço e fibra de vidro, cada um contendo oito carros. Cada carro acomoda quatro passageiros em uma única fileira para um total de 32 passageiros por trem. As seções do bloco permitem que apenas três trens estejam na pista de uma só vez, o que significa que a viagem ainda pode operar em plena capacidade quando um trem está em manutenção. Com todos os três trens em operação, a viagem pode atingir uma capacidade de 1.700 passageiros por hora.

O nome Kumba foi derivado da tradução da palavra "roar" na língua africana do Congo.

O passeio começa com uma curva à direita de 90 graus para fora da estação, que então começa a escalar a colina de elevação em cadeia de 143 pés de altura (44m). Depois de chegar ao pico, os trens passam por uma pequena pré-queda. O passeio então desce uma queda de 135 pés (41m) para a esquerda em um loop vertical de 114 pés de altura (35m) que envolve a colina do elevador. Depois de sair do loop vertical, o passeio sobe para um loop de mergulho, seguido por um rolo de zero G, onde os passageiros experimentam uma sensação de ausência de peso. Uma seção reta de pista e uma pequena colina levam a um rolo Cobra. Depois de sair do rolo da cobra, os trens sobem para a corrida de freio no meio do curso. A saída do freio leva a um par de saca-rolhas de bloqueio. O trem então mergulha em um túnel e sai em uma hélice no sentido horário para cima. O trem então atinge a última corrida de freio, antes de fazer uma curva à direita e retornar à estação.

 



Kumba geralmente tem sido bem recebida. Robb Alvey, da Theme Park Review, afirmou que Kumba era seu passeio favorito na área da Flórida, descrevendo-o como "um passeio intenso e antigo" em que ele esteve centenas de vezes. Dewayne Bevil, do Orlando Sentinel, dá classificações Kumba de 4 de 5 para emoção e temas. Keith Kohn, também do Sentinel, descreveu o passeio como "uma experiência incrível".

A abertura de Kumba teve um impacto significativo nos números de público do parque. Em seu ano de estreia, a participação no parque aumentou aproximadamente 15% para uma estimativa de 3,8 milhões de visitantes. O parque esperava que essa tendência continuasse em 1994. Em 1995, Joe Fincher, gerente geral do Busch Gardens Tampa Bay, descreveu Kumba como uma "superestrela russa" que "tem sido ótima para nós".

No Golden Ticket Awards anual do Amusement Today, Kumba tem sido consistentemente altamente classificada. É também uma das únicas sete montanhas-russas a aparecer no top 50 todos os anos desde a criação do prêmio em 1998. Ela estreou na posição 4 em 1998, antes de cair para uma baixa de 31 em 2011 e subir para 23 no ano seguinte.

 

 

Para quem considera ter a lembrança, recordação ou para colecionadores, disponibilizamos o Cartão Postal Original, adquirido na loja de souvenir da atração no ano seguinte ao de inauguração 1994. 

 

 Compre aqui 

   

Envio de mensagem

Digite a seguir o código que aparece na imagem.
Se o código estiver ilegível, clique aqui.
 
Para enviar uma mensagem, clique aqui e efetue o login.